Lanche Ideal

 

O LANCHE IDEAL – POR TATIANE VANESSA DE OLIVEIRA (NUTRICIONISTA)

Uma das principais preocupações dos últimos 20 anos é o crescimento da prevalência da obesidade infantil devido à falta de cuidado com a alimentação. As crianças estão cada vez mais se alimentando com gorduras saturadas, lanches, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes e doces. Sendo assim é importante ter atenção ao elaborar a lancheira das crianças. Uma lancheira adequada deve ser composta de alimentos nutritivos para proporcionar o equilíbrio necessário para o crescimento e desenvolvimento, auxiliar na defesa imunológica e propiciar maior rendimento escolar dos filhos. Confira algumas dicas:

★ Uma lancheira com alimentos nutritivos deve conter: 1 porção de carboidratos (pães, biscoitos, cereais, bolos simples etc.), uma porção de proteína (queijo, iogurte, requeijão, queijo pasteurizado), 1 porção de frutas e 1 bebida (sucos, achocolatados, água de coco).

★ Caso a criança queira levar lanches que não são muito nutritivos negocie a escolha de um dia da semana para esse tipo de lanche.

★ Inclua as crianças no processo de compra dos alimentos e preparo da lancheira, e explique a importância desses alimentos para a saúde delas.

★ Cuidado com a conservação dos alimentos. Utilize lancheiras térmicas ou frasqueiras com bolsinha de gelo reutilizável. Falta tempo para fazer um lanche mais natural para os filhos? Isso não é problema. Hoje existem muitas opções de produtos industrializados que são saudáveis. Basta priorizar:

★ Pães e biscoitos industrializados com menores quantidades de gordura e de açúcar possíveis e de preferência integrais.

★ Sucos de caixinha sem açúcar e conservantes.

O QUE INCLUIR:

Biscoitos ou cookies integrais, bolos (simples, integrais, de laranja ou cenoura), pães integrais, sucos de frutas, produtos lácteos (leite, iogurtes, queijo fresco, requeijão), frutas.

E O QUE EVITAR:

Biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates, balas, doces, bolos recheados, frituras e refrigerantes.

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